segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"mal olhar e paixão"

Na última aula, tive uma nova dúvida, que também veio acompanhada por novo bilhete.
O que gerou a minha pergunta foi o tema: "pecado por pensamento ou adultério".
Um dos comentários da professora sobre o assunto foi mais ou menos assim:
“... todo o que lançar um "mal" olhar para uma mulher, cobiçando-a, já no seu coração adulterou com ela".
- Como posso considerar que seja um "mal" olhar, se o mesmo é feito por admiração à beleza, as qualidades desta mulher? A atração é ruim? Não é natural do homem? Não consigo ver como algo "mal" ou ruim, mesmo que este homem seja casado... Será mesmo mal? Não pregamos que devemos amar a todos?
Então ela respondeu que devemos amar sim, mas como irmãos. E que ainda não estamos evoluídos suficientes para amar a todos desta maneira. Pois aquele que tem o coração puro nem sequer pensa no mal.
Recebi o bilhete da "Liz" dizendo:
- O Amor é bom, a diferença é a paixão. Na paixão nós queremos o outro para nós, no amor nós queremos apenas a felicidade do outro. O mau aí é a cobiça, o desejo malicioso e não amoroso, é apenas o físico. Podemos amar todo mundo, mas podemos escolher fazer sexo com uma pessoa só. (casamento no sentido mais básico é isso: escolher 1(uma) pessoa para se relacionar sexualmente). Pecado=Pccahus=tropeço (só isso). A paixão é ruim, é uma doença, faz mal a quem sente e ao objeto dele. A vibração do amor está no oposto. "Liz"
Mas neste caso eu não me convenci por completo.
Para um homem iniciar uma relação com uma mulher, ou vice-versa, antes precisa existir certa atração, não acha? Caso contrário serão apenas amigos, ou até menos que isso... Deste “olhar” poderá vir uma relação com amor verdadeiro. Então será que este "mal" olhar é mesmo "mal" e não precisa ser "lançado"?
E a paixão hoje em dia, não é considerada uma característica positiva? Somos aconselhados a viver a vida com paixão, isto é, com intensidade e entusiasmo. Também é melhor ter uma paixão, ou seja, um objetivo na vida, algo que dê um sentido a nossa existência e que nos sirva de estímulo para não cairmos na rotina.
(A origem da palavra "paixão" faz referência ao fato de suportar alguma ação sem poder se opor a ela. É o significado utilizado pela tradição cristã ao referir-se à "Paixão de Cristo", isto é, às humilhações que ele teve de suportar entre sua prisão e sua execução na cruz. A Paixão de Cristo é um dos exemplos do que se pode chegar a suportar para atingir uma meta. Para o cristianismo, Jesus, por amor a humanidade, aceitou as piores humilhações para mostrar a seus fiéis a verdade de sua promessa por meio da ressurreição.)
O filósofo Kant (sec.XVIII) disse que a paixão é uma doença, porque nos priva de nossa liberdade. Mas no sec. XIX se começa a pensar que os sentimentos e as paixões nos desvendam aspectos deste mundo que a simples razão não saberia reconhecer. É perigosa para as pessoas frágeis que se deixarão dominar por elas, serão úteis para os que tiverem vontade suficiente para dominá-las e tirar proveito delas. O filósofo alemão Hegel (sec.XIX) disse que "nada de grande se fez no mundo sem paixão".

5 comentários:

  1. Oi Pri!Antes de tudo, muito engraçado o post da maca.. rs... Sobre o seu curso, acho que sua professora fez confusão ao citar Mateus 5:28 que na verdade diz: "...que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."
    É preciso ver o contexto disso. No versículo anterior, 27, Jesus diz: "Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério."
    Portanto esse "mau olhar" que nem está no texto bíblico é na verdade um atentar para uma mulher casada. Esse sim adultera só de a desejar no seu coração. O pecado não é olhar para a mulher, mas atentar para a mulher que é casada.
    E, sim, o olhar de cobiça existe no homem e sem ele não há a atração, no entanto, não é porque uma coisa é natural no homem que é certa. A virtude está justamente nisso. Que a nossa inclinação é pecaminosa e devemos detê-la. Jesus tinha as mesmas inclinações que nós e venceu todas, mesmo quando tentado pelo próprio Satanás (ver Mateus 4). E quando ressuscitou, não foi apenas para provar algo a seus fiéis, mas para cumprir o plano de Deus da salvação do espírito em Seu nome.
    Paixão, em si mesma não é nem boa nem ruim. Por paixão voce pode amar ou matar. Por isso que a virtude está em resistir às paixões, através da consciencia. Do contrário, estaríamos condenados a sermos animais.
    Beijo
    (e a propósito, vai querer o meu livro? rs...)

    ResponderExcluir
  2. A paixão, quando quer tolher o objeto é deletéria, pois gera o ciume , a prisão do ser amado. A paixão libera hormônios que nos fazem rejuvenescer, devemos apenas aprender a lidar com ela, e sublimar, quando a paixão envolve alguém que não podemos ter. (o que aliás é a razão de todas as chamadas canções de amigo, lembra?). Pois estamos neste corpo, mas não devemos ser sujeitos á ele, somos mais que simples impulso e estamos aqui para nos tornarmos perfeitos. Mt 5:48

    ResponderExcluir
  3. É...uma tarefa difícil, tornar-se sublime!..Mais uma vez obrigada Liz, por este complemento. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tarcísio! Obrigada pela suas palavras...gostei: "não é porque uma coisa é natural no homem que é certa". Mas ser este ser certo talvez seja tarefa fácil para quem é arcanjo, anjo ou serafim...rsrsrs. Pra nós é bem difícil. Ah! Eu quero seu livro Sim! Mas como faço para te pagar e pegar o livro? Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri! Eu te mando pelo correio e vc deposita o valor. Vale a pena. Me manda o endereço.
    beijo

    ResponderExcluir